quinta-feira, 20 de maio de 2010

Lindo dia feio

Segunda é sempre segunda, a não ser quando é feriado e a gente pensa que se passaram dois domingos. O fato é que seguda é o chamado “dia daqueles”. É o carro que pifa no meio do caminho, é o mecânico que te enrola pra falar qual o problema com teu carro, é a peça que o mecânico te mandou comprar e que você não acha a certa… pode ser também o pagamento que foi menor do que o esperado, ou as contas que somaram mais do que deviam. Ou pode ser até o filho da mãe do seu banco que te deu um limite maior no cheque especial e no cartão de crédito justo quando você, que sente um imenso prazer em fazer compras, não pode de jeito nenhum pensar em gastar.

Pode ser também o dia em que você planejou resolver as pendências e precisou mais uma vez deixá-las pendentes porque o calor insuportável trouxe uma chuva da boa que te prendeu no trabalho. E olha que desa vez a culpa nem é do horário de verão… a culpa é toda da Segunda. Digo, da segunda-feira útil, porque as Segundas-feriado deixam essa façanha pra pobre da Terça.

Mas lembrando da nossa querda coleguinha Pollyanna, existe também o outro lado. Aquele em que no meio da nuvem mais feia da chuva a gente acha um buraquinho e vê o sol, como se tivesse olhando escondido pelo buraco da fechadura. E pode ser também o dia em que, no meio de uma descarga de dessabores, a pesoa do outro lado da linha (a única com a verdadeira paciencia para escutar todos os seus resmungos) te solta um “te amo”. Ou um bebê rechonchudo que você nunca viu mais gordo (ambíguo?) te lança um sorriso dentro do ônibus lotado. E, quando você já não aguenta mais aquele calor nauseante numa caminhada debaixo do sol a pino, bate aquela brisa fresquinha. O coração amolece, você (por um momentinho que seja) até esquece que é segunda e solta um sorriso digno de sábado.

Porque até o dia mais feio pode ser bonito se a gente tentar.


Escrito em 09/09/2009

Um comentário:

  1. Descobri seu blog ali no #versificados.
    Gostei de você escrevendo e também amo o Liniers e sua turma.

    Vou voltar.
    :)

    ResponderExcluir