terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os ventos trazem boas novas. E panquecas!

Pois é! Mais um ano chegou e, com ele, bateu uma vontade incontrolável de fazer coisas novas. Boas e novas. Por esse motivo, resolvi dar um up legal no Sofá Azul. Além dos meus devaneios, vou colocar aqui um pouco das maluquices que tenho feito. Vocês ganharão categorias novas no blog, um pouquinho de tudo, que vão deixar esse Sofá mais confortável. 
Pra começar essa mudança boa, compartilho a maior mudança que aconteceu em mim: o interesse pela cozinha! :)

Como definiria meu melhor amigo, até então, eu sou aquela que faz miojo olhando as intruções no pacotinho. Assumo! Nunca liguei muito pras panelas. Sempre acreditei que minha alimentação seria a base de comida congelada e delivery, a partir do momento que tivesse que me virar sozinha. Até que dia desses bateu uma pulguinha atrás da orelha que me disse "e se der certo?".

Foi daí que numa quinta feira a toa (viva férias!! \o/) soltei, sem mais nem menos, "Vou fazer panqueca hoje!". Olhei uma receitinha rápida de massa, adaptei alguma coisinha, inventei meu próprio recheio e consegui. Sim, alimentei a família numa noite de quinta-feira.

Aos boquiabertos de plantão, deixo aqui a minha primeira receita, primeira experiência e a primeira postagem da categoria #NaCozinha. 
Ei-la.

A Panqueca

Rende de 10 a 15 porções

Eu que fiz! :D

Ingredientes:

Recheio:

Azeite ou óleo
500g carne moída
300g de molho de tomate (usei o de manjericão e champignon)
½ cebola picadinha
½ pimentão picadinho
1 tomate picado em cubinhos
02 batatas médias cozidas, picadas em cubinhos
02 cenouras cozidas, picadinhas
Pitada de tempero (sal com alho)


Massa:


02 copos americanos de leite
02 copos americanos de farinha
02 ovos
02 colheres de sobremesa de azeite
Pitada de sal
Requeijão


Modo de fazer:

Recheio:


Numa panela, coloque o azeite, o tempero e a cebola picadinha. Espere a cebola dar uma dourada e acrescente o pimentão, o tomate, a batata e a cenoura. Misture tudo e adicione o molho de tomate. Mexa bem e espere dar uma fervidinha.  Pronto!

Massa:

Bata todos os ingredientes no liquidificador;
Usando uma concha média, despeje a massa numa frigideira antiaderente previamente aquecida com um pingo de azeite ou óleo;
Espalhe a massa de forma a ficar o mais parecido possível com um círculo;
Quando dourar a borda, vire a massa;
Enquanto o outro lado doura, coloque o recheio no meio do círculo;
Despeje uma colher de requeijão sobre o recheio e feche a panqueca.


Dica 1: Pra panqueca ficar mais apetitosa, após fechá-la, derrame um pouco de molho de tomate sobre ela e polvilhe queijo ralado.

Dica 2:  No meu caso, existem duas inconveniências: o namorado vegetariano e o irmão que não come nada. 
Para o primeiro, fiz a mesma receita de recheio, mas sem a carne moída. No segundo, improvisei um recheio simples de queijo.

Recheio simples de queijo:
Sobre a massa na frigideira, coloquei uma fatia de mussarela não consigo escrever "muçarela", pedacinhos de queijo minas, uma colher de requeijão e salpiquei orégano. Vale outros tipos de queijo também. 


Dica 3:  Se 10 panquecas for coisa demais, é só fazer a massa com meia receita que dá certo. ;)


Bon Appetiiiiiiiiiit! 

já me sentindo a própria Julia Child



6 comentários:

  1. Que delícia! A panqueca ficou linda!

    ResponderExcluir
  2. Eu participei da comilança no dia seguinte e estava boa mesmo a panqueca!

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa história de panquecas!!!! Quero muito experimentar mas precisa ser feito pela menina do Sofá Azul!!!!
    Bjos linda!!! Parabéns!!!!

    Sarah

    ResponderExcluir